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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34P/3NAKDRE
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2017/02.04.17.17
Última Atualização2017:06.01.19.01.02 (UTC) sergio
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2017/02.04.17.17.51
Última Atualização dos Metadados2021:02.08.20.00.20 (UTC) sergio
Chave SecundáriaINPE-17814-TDI/2552
Chave de CitaçãoPaolicchi:2017:AeAnRe
TítuloAerothermodynamics analysis of a reentry vehicle with surface discontinuity-like a gap
Título AlternativoAnálise aerotermodinâmica de um veículo na reentrada com descontinuidades na superfície - do tipo filete
CursoPCP-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2017
Data2017-02-02
Data de Acesso09 maio 2024
Tipo da TeseTese (Doutorado em Combustão e Propulsão)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas160
Número de Arquivos1
Tamanho12866 KiB
2. Contextualização
AutorPaolicchi, Luis Thiago Lucci Corrêa
GrupoPCP-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
BancaSantos, Wilson Fernando Nogueira dos (presidente/orientador)
Travelho, Jeronimo dos Santos
Mendonça, Márcio Teixeira de
Villa Nova, Helcio Francisco
Leite, Paulo Henrique Mineiro
Endereço de e-Mailltlcpaolicchi@gmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2017-02-04 17:18:26 :: lucci@lcp.inpe.br -> yolanda.souza@mcti.gov.br ::
2017-02-10 10:36:10 :: yolanda.souza@mcti.gov.br -> lucci@lcp.inpe.br ::
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2017-03-20 19:47:55 :: yolanda.souza@mcti.gov.br -> lucci@lcp.inpe.br ::
2017-03-21 17:04:42 :: lucci@lcp.inpe.br -> yolanda.souza@mcti.gov.br ::
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2021-02-08 16:26:39 :: administrator -> sergio :: 2017
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavedirect simulation Monte Carlo
hypersonic vehicle
gas dynamics
discontinuity on vehicle surface
reentry vehicle
simulação direta de Monte Carlo
veículo hipersônico
cinética dos gases
imperfeições nas superfícies de veículos
veículo na reentrada
ResumoA computational analysis has been performed in order to investigate the impact of the presence of gaps and variations on the vehicle nose radius in the flowfield structure, as well as on the aerodynamic properties of hypersonic vehicles in atmospheric reentry at different altitudes. The calculations were performed with a computational model that takes into account the effects of thermodynamic non-equilibrium. A detailed description of the impact on the flow structure - velocity, density, pressure and temperature - as well as on aerodynamic properties - number flux, heat transfer, pressure and skin friction - is presented for various sections of the vehicle due to variations in the gap ratio (L/H) and nose ratio (R), for altitudes (A) of 100, 90 and 80 km. For the conditions investigated, the analyzes showed that the gap presence caused a small influence on the flowfield structure and that a single vortex inside the gap for all gap ratio (L/H) investigated was formed, thus demonstrating that the flow topology inside the gap for transition flow regime differs from the flow topology present for the continuum flow regime. In addition, as the vehicle becomes more aerodynamic, i.e., with the decrease in vehicle nose radius (R), disturbances in the flow structure around the vehicle are smaller and larger are the heat and pressure loads inside the gap. RESUMO: Uma análise computacional foi realizada com o objetivo de examinar o impacto da presença de filetes e da variação do raio de curvatura do bordo de ataque na estrutura do escoamento, bem como nas propriedades aerodinâmicas na superfície de veículos hipersônicos na reentrada atmosférica para diferentes altitudes. Os cálculos foram realizados com um modelo computacional que leva em conta os efeitos do não-equilíbrio termodinâmico. Uma descrição detalhada do impacto sobre a estrutura do escoamento - velocidade, massa específica, pressão e temperatura - bem como sobre as propriedades aerodinâmicas - fluxo molecular, transferência de calor, pressão e atrito - é apresentada para diversas seções do veículo devido às variações nas razões largura-profundidade (L/H) do filete e razões do bordo de ataque (R) para as altitudes (A) de 100, 90 e 80 km. Para as condições investigadas, as análises mostraram que a presença do filete causou uma pequena influência na estrutura do escoamento e que um único vórtice no interior do filete para todas as razões de (L/H) investigadas foi formado, demonstrando então que a topologia do escoamento no interior do filete para regime de transição difere da topologia do escoamento presente para o regime do contínuo. Além disso, a medida que o veículo se torna mais aerodinâmico, isto é, com a diminuição do raio de curvatura do bordo de ataque (R), as perturbações na estrutura do escoamento ao redor do veículo são menores e maiores são as cargas de calor e pressão dentro do filete.
ÁreaETES
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F35D8B
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital@80/2006/04.07.15.50.13 1
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype
7. Controle da descrição
e-Mail (login)sergio
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